Seguro Ciclista

Hoje deixamos aqui umas dicas para quem gosta de um seguro ciclista. A prática de Ciclismo, BTT ou simplesmente anda de bicicleta, é um dos desportos mais completos que existem, pois exercita quase todos os músculos. Contudo, quem anda de bicicleta nas estradas ou nos montes está exposto a muitos riscos.

Fazer um seguro de ciclista deveria ser obrigatório, pois os acidentes acontecem não é só aos outros, a nós que usamos a bicicleta também estamos sujeitos a muitos riscos. Acreditamos nisso e explicamos as vantagens de ter um bom seguro de ciclista.

Sortes Diferentes

Começo por partilhar a história de dois amigos o Malaquias e do Zacarias. O Zacarias era um jovem pai de família, com dois filhos, um bom emprego, e que gostava de ao fim de semana andar de bicicleta. Era prudente e gostava de ter tudo protegido. Por outro lado, o Malaquias era um quarentão, divorciado, com 3 filhos fruto de três mulheres. Ele era a proteção em pessoa, tinha tudo sob controlo. Não precisava de seguros para nada, porque as coisas só acontecem aos outros e os outros é que são descuidados.

Certo dia ao fazerem o seu passeio dominical de bicicleta, um inesperado buraco na estrada, provocou a queda abrupta aos dois amigos. O acidente bateu à porta de forma inesperada e provocou mazelas que os impediu de trabalhar durante 3 meses.

Felizmente, o Zacarias tinha um bom seguro de ciclista com o complementar de acidentes pessoais, que o protegia quando andava de bicicleta e quando não andava de bicicleta. Sim, com este seguro estava prevenido quer nos trabalhos caseiros quer nos tempos livres. O Zacarias recebeu o valor das despesas médicas e ainda um valor pecuniário por baixa.

Outra sorte teve o Malaquias, que ficou dependente da assistência hospitalar pública, das consultas no centro de saúde e da pensão da segurança social. Dos poucos ou nenhuns seguros que pensava que tinha, nenhum o protegia a ele.

Que tipo de seguros existem?

Para quem anda de bicicleta são propostos três tipos de seguros, de forma a dar solução às diferentes preocupações, decorrentes de acidente:

  1. O Seguro de Ciclista Básico – é um seguro simples de responsabilidade civil bicicleta. Este seguro apenas paga os danos causados a terceiros (aos outros), quando andamos de bicicleta.
  2. O Seguro de Ciclista Misto – é um seguro duo, porque que aliado ao seguro de responsabilidade civil reúne também a cobertura de proteção para o condutor, e que visa o pagamento das despesas médicas e medicamentosas. Assim como, em caso de acidente grave, tem ainda um capital para morte ou invalidez.
  3. O Seguro Ciclista Top – é um seguro triplo, visto que abrange o pagamento:
      1. a) de um capital por incapacidade temporária absoluta, ou seja, paga um capital por baixa por acidente, pelos dias que estiver parado.
      2. b) das despesas médicas e medicamentosas decorrentes do acidente e um capital em caso de Morte ou Invalidez Permanente.
      3. c) dos danos causados pela bicicleta, ou seja, assegura a responsabilidade civil contra danos a terceiros.

Quanto paga a segurança social?

O subsídio por baixa é atribuído a partir do 4º dia de incapacidade para o trabalho (tem um período de espera de 3 dias) se for trabalhador por conta de outrem. Se for trabalhador independente paga apenas a partir 11º dia de incapacidade para o trabalho (tem período de espera de 10 dias). O montante diário do subsídio é calculado pela aplicação de uma percentagem à remuneração de referência do beneficiário, isto é, pode receber:

· 55% do salário em caso de baixa até 30 dias;

  • 65% caso a baixa se prolongue de 31 a 90 dias;
  • 70% para os casos mais prolongados entre 91 e 365 dias;
  • 75% para os casos mais graves acima de 365 dias de baixa.

Benefícios de andar de bicicleta

Os benefícios que a utilização frequente da bicicleta traz ao ciclista são numerosos. De seguido destaco alguns:

  • a) Ajuda a ter um coração saudável – o estilo de vida sedentário e stressante que vivemos, atualmente, pode ser contrariado pela regularidade com que andamos de bicicleta. E, a par com uma alimentação saudável podemos fortalecer os órgãos mais importantes do nosso corpo.
  • b) Facilita o controle do peso – andar de bicicleta é uma das maneiras mais completas de fazer exercício. Quase todos os músculos são trabalhados e a gordura corporal é eliminada pouco a pouco. Ora, à medida que reduzimos as calorias também peso diminui.
  • c) Melhora a respiração – com a prática de andar de bicicleta, os batimentos aumentam, o que provoca uma respiração mais rápida. Melhoramos a função pulmonar e respiratória.
  • d) Fortalece o sistema imunológico – quanto mais ritmo damos à pedalada, mais forte fica o nosso sistema imunológico. E, consequentemente o nosso organismo consegue defender-se mais eficazmente dos microrganismos invasores, como vírus, nomeadamente o COVID-19 e outras bactérias.
  • e) É Anti-stress – andar de bicicleta aumenta os níveis de endorfina, transformando o mau humor em bem-estar psicológico. Os ciclistas são pessoas bem-dispostas. A depressão, ansiedade e o stress são pelejadas a pedalar, por isso o corpo e a mente são tendencialmente mais positivos e saudável naqueles que pedalam.

A real importância de um Agente de Seguros

Para escolher o Seguro de Ciclista que melhor se adapta à sua necessidade de proteção, contrate o seu seguro junto de um Agente de Seguros – Especialista em Seguros de Ciclistas. Porque é garantidamente a melhor solução para si, visto que permite-lhe escolher o melhor seguro para quando mais precisar.

Seja feliz! Faça alguém feliz! E, já agora faça hoje o seguro de ciclista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *