O que garante o Seguro de Saúde?

O que garante o Seguro de Saúde?

O Seguro de Saúde garante os riscos relacionados com a prestação de cuidados de saúde, conforme as coberturas previstas nas condições do contrato, com os limites nelas fixados.E, pode funcionar através de reembolso ao tomador do seguro das despesas realizadas com os cuidados de saúde ou através do pagamento directo aos prestadores dos serviços de saúde ou da combinação das duas modalidades.

Como funcionam os Seguros de Saúde?

Os Seguros de Saúde podem funcionar de 3 formas diferentes:
a) Regime de Prestação Directa:
– Tem uma rede convencionada de prestadores de cuidados pré-definida.
– Neste seguro é entregue a cada uma das pessoas seguras um cartão que deve ser apresentado em cada prestador da rede para usufruir dos preços convencionados e apenas pagar o co-pagamento definido.
b) Regime de Prestação por Reembolso:
– Não tem uma rede de prestadores de cuidados médicos pré-definida, podendo as pessoas seguras escolher o prestador de cuidados médicos.
– Neste seguro é efectuado o reembolso das despesas efectuadas até ao limite dos capitais contratados.
c) Regime de Prestação Mista:
– Combina ambos os regimes, pois apresenta características do Regime de prestação directa e do regime de prestação por reembolso.

Como funciona o sistema de Rede Convencionada?

O sistema de Rede Convencionada visa o pagamento directo pelo segurador aos prestadores de serviço da rede convencionada, pelo que a pessoa segura, ao recorrer aos médicos, hospitais, laboratórios, pertencente a esta vasta lista que lhe é fornecida a quando da realização do contrato de seguro, só paga a parte da despesa que não está coberta pelo seguro, porque outra parte que está a cargo do segurador é paga directamente àqueles prestadores de serviços.

O que está normalmente excluído nos Seguros de Saúde?

O Seguro de Saúde, normalmente não cobre:
a) Doenças profissionais e de acidentes de trabalho;
b) Perturbações nervosas e doenças de foro psiquiátrico;
c) Perturbações originadas pelo abuso de álcool ou drogas;
d) Acidentes ou doenças resultantes da participação em competições desportivas;
e) Tratamento ou cirurgia para emagrecimento;
f) Fertilização ou qualquer método de fecundação artificial;
g) Tratamento ou cirurgia estética, plástica ou reconstrutiva e suas consequências (salvo se for necessário devido a doença ou acidente cobertos pelo seguro);
h) Estadias em estabelecimentos psiquiátricos, termais, casas de repouso, lares de terceira idade, centros de desintoxicação de alcoólicos ou toxicodependentes.