Muito para além de um seguro automóvel

Seguro automóvel. Atualmente, para uma grande maioria, o automóvel é o maior bem móvel que uma pessoa possuí. E, esta elevada estima pelo carro leva-nos a ter uma grande preocupação com a sua “Auto-estima”.

Na verdade, existem dois fatores muito relevantes que estão relacionados com o nosso carro. A Segurança e a Proteção. No que diz respeito à Segurança, é de salientar os aspetos que estão ligados à condução, como é o caso do comportamento do veículo em estrada, do sistema de travagem, da iluminação ou mesmo da capacidade de resposta do veículo em situações adversas, que devem ser testadas, antes de qualquer viagem.

Quanto à Proteção, reforço, especialmente, as coberturas do seguro sobre o qual a viatura se encontra garantida. E, esclareço que, habitualmente, existem três tipos de planos, com coberturas distintas no que respeita ao seguro:

  • O Plano Base é um plano que engloba a proteção básica. É a mais usual para quem se preocupa apenas com os danos que pode causar aos outros, a chamada responsabilidade civil. Podendo acrescer ainda algum tipo de proteção própria, nomeadamente a quebra de vidros, o seguro de ocupantes e a assistência em viagem;
  • O Plano Extra é destinado aos clientes que se preocupam com os grandes danos provocados pelo Roubo: pelo Incêndio ou eventuais Fenómenos da Natureza;
  • O Plano TOP é o seguro ideal para todos aqueles que pretendem transferir para a seguradora os custos que advenham de qualquer tipo de acidentes que aconteçam ao carro. Neste plano encontramos todas as coberturas do Plano Base e do Plano Extra e fica ainda enriquecido pelas seguintes coberturas de Atos de Vandalismo e de Choque, Colisão e Capotamento.
Algumas dicas para ter um bom seguro automóvel

Infelizmente, ter um acidente automóvel é sempre um verdadeiro incómodo, mas deixo algumas dicas. Sim, este incómodo pode ser minimizado se no momento que contratarmos o seguro automóvel escolhemos uma franquia baixa (valor que fica a encargo do cliente em caso de acidente com culpa) ou optamos por ter veículo de substituição por avaria e acidente de caraterísticas idênticas.

Assim, aproveito para esclarecer que o seguro de ocupantes, muitas vezes, é descurado na contratação. Contudo, se por um lado, os ocupantes estão protegidos pelo seguro de responsabilidade civil da viatura, por outro lado o condutor é o elo mais fraco, pois em caso de acidente, apenas está protegido pelo seguro de ocupantes, que normalmente tem capitais reduzidos. Informo, por isso, que existem algumas seguradoras no mercado que possuem uma cobertura adicional que visa uma proteção mais ampla e vantajosa para o condutor.

Por fim, e dada a elevada importância do seguro automóvel. Recomendo que seja contratado apenas junto de Agentes de Seguros que sabem mais do que todos os outros, porque com toda a certeza eles são os melhores a informar sobre as melhores soluções; a apoiar os contratos e, a acompanhar em caso de sinistro.

Seja feliz! Faça Alguém Feliz! E já agora o seu carro merece um bom seguro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *