Dicas para proteger a casa dos incêndios

Nos últimos tempos a Região Centro foi assolada por uma grande catástrofe relacionada com os incêndios. Lamentamos uma grande perda de Mancha Florestal, lamenta-se a perda de bens, sobretudo casas, mas lamentamos fortemente a perda de vidas humanas.

Os incêndios são acontecimentos fortuitos derivados ou não, de mãos maldosas, pelo que é importante anteciparmos estes acontecimentos de forma a defendermos os nossos bens e a estarmos prontos para nos defendermos em caso de catástrofe natural ou criminosa.

Neste jornal deixo um conjunto de dicas que nos podem ajudam a minimizar o risco de incêndio na nossa casa, pelo que deverão ser tomadas em consideração e partilhadas por todos os familiares e amigos, a referir: aquecedor, ferro de engomar e fogões elétricos deve-se evitar estarem ligados todos ao mesmo tempo, pois podem sobrecarregar a instalação elétrica da casa.

Assim faça uma verificação periódica à instalação elétrica da casa, pois muitas vezes é nesta, que se iniciam os incêndios; não carregue os telemóveis sobre os móveis acolchoados; quando sair da cozinha ou de casa, não deixe as bocas do fogão aceso ou os equipamentos ligados; fique atento às tempestades com queda de raios, é importante desligar os aparelhos ligados à corrente elétrica; quando usar velas, garanta que se encontram longe de cortinados ou têxteis e não ficam acesas quando sair de casa; faça uma revisão às mangueiras de gás, elas têm uma certa validade pelo que devem ser substituídas; se tem aquecimento a gás, a lenha ou a pellets mantenha o abastecimento distante da fonte de calor; quando sentir em casa um cheiro a gás abra todas as portas e janelas para aumentar a dissipação do gás. Sempre que fizer reparações elétricas na sua casa contrate um eletricista credenciado, só assim pode salvaguardar eventuais perigos de incêndio provocados por defeitos da corrente elétrica.

A casa e o recheio da mesma são os principais bens da família, pelo que deverá garantir que existe seguro que a protege e que o mesmo se encontra atualizado, esta é a melhor forma de ser ressarcido das perdas provocados por uma desgraça.

Afinal, os incêndios estão mais próximos e são mais comuns do que nós imaginamos. Muitas vezes, um descuido pode levar a que tudo seja consumido, em pouco tempo, pelo fogo. A prevenção é fundamental para garantir males maiores.

Seja feliz, faça alguém feliz! E já agora proteja a sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *