Site Loader
Souto da Carpalhosa, Leiria

A partir de agora já pode calcular o valor de reconstrução da sua casa para efeitos de apólice de seguro. A Associação Portuguesa de Seguradores (APS), passou a disponibilizar um simulador que pretende servir como indicativo para o cálculo do capital seguro nos seguros de habitação.

Nos seguros de multirriscos o capital seguro é informado pelo tomador de seguro e é da sua inteira responsabilidade. Nos seguros de multirriscos habitação o valor dos edifícios deve corresponder ao custo de mercado da respetiva reconstrução, tendo em conta o tipo de construção e outras características do edifício que podem influenciar esse valor, como seja, materiais mais nobres ou materiais mais básicos.

Desde 2014 que não eram publicados os valores de reconstrução para os edifícios a segurar, pelo que era urgente criar uma base de cálculo que servisse para determinar os valores a segurar e regulasse as indemnizações em caso de sinistro.

 

A importância de ter um capital seguro correto na determinação do sinistros

Na regularização de sinistros as peritagens entre outras análises efetuam medições de áreas que servirão como bitola para a valorização final da indemnização a pagar. Caso o capital seguro esteja substancialmente desfasado do valor de reconstrução do mercado irá ser aplicada uma regra proporcional.

A regra proporcional não é nada mais do que a percentagem a indemnizar em função da percentagem de capital seguro. No seguinte exemplo, um sinistro teria a indemnização a pagar de mil euros, se o capital seguro da casa estivesse, correto. Mas, neste exemplo, a casa está apenas segura por 50% do valor de reconstrução, pelo que apenas irá ser liquidado 50% do valor a que tem direito, e que neste caso corresponde a quinhentos euros.

Como fazer o cálculo

Aceda ao simulador pelo link: https://scrim.apseguradores.pt/simulator e calcule o valor de referência indicativo para o valor a segurar pela sua apólice.

 

Agente de Seguros

O Agente de Seguros é a melhor solução para lhe apresentar o seguro de habitação, que mais se adapta às suas necessidades de proteção. Contrate o seu seguro junto de um Agente de Seguros – Especialista em Seguros de Habitação. Porque, recomendará o melhor seguro para quando mais precisar.

Seja feliz! Faça alguém feliz! E, já agora proteja-se com um bom seguro de Casa.

Post Author: Gastão Jordão Crespo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *