Assistência em viagem automóvel BASE ou PLUS?

As seguradoras, nos últimos anos, têm melhorado a sua oferta no que diz respeito às coberturas do seguro automóvel. Um bom conjunto de serviços e coberturas de valor acrescentado são fatores diferenciadores, nomeadamente na assistência em viagem automóvel.

Perante a assistência ao veiculo, no que diz respeito ao veículo de substituição em caso de avaria, esta cobertura é objeto de controvérsia. O âmbito da mesma é muito díspar de seguro para seguro.

Veículo na hora ou só depois…

O Rodrigo e a família decidiram, nas férias, fazer turismo cá dentro. Mas, o carro ligeiro de passageiros do Rodrigo avariou a 120 quilómetros de casa, com problemas na caixa de velocidades. Resolveu chamar a assistência em viagem. O centro de operações da seguradora informou-o, que em virtude da distância, iria proceder da seguinte forma:

– O Rodrigo e a família teriam de ir de táxi para o destino ou regressar a casa (opção escolhida);

– O veículo iria para a oficina habitual do cliente, sendo que a seguradora teria até 72 horas para entregar a viatura na oficina;

– O veiculo de substituição por avaria apenas poderia ser disponibilizado depois da chegada da viatura à oficina. Após o envio do relatório da avaria, pela oficina para seguradora e, esta o analisar, a seguradora iria finalmente disponibilizar a viatura apenas pelo tempo extremamente necessário para a reparação, máximo 5 dias, isto independentemente da existência ou não de peças disponíveis para a reparação.

Por outro lado a Susana, teve uma avaria no sistema elétrico da sua viatura, a 150 quilómetros de casa. O centro de operações da seguradora informou-a, que em virtude da distância, iria proceder da seguinte forma:

– Disponibilizaria um táxi para a levar a uma rent-a-car. E teria de imediato direito a uma viatura de cortesia identica à sua, até 5 dias, conforme a condição contratual Plus.

– Garantiria que a viatura avariada fosse para a oficina de destino escolhida pela Susana, e chegaria, no máximo, no dia seguinte ao destino indicado.

Qual é o âmbito da sua assistência em viagem?

Quando contratamos o seguro automóvel e, porque queremos preço baixo, decoramos certas coberturas. Se por um lado, a cobertura Base de assistência em viagem tem um âmbito muito restrito, também disponibiliza um capital baixo para a assistência!

Importa realçar que as seguradoras dispõem da opção de assistência em viagem Plus, que garante uma assistência mais completa, nomeadamente:

– uma viatura de substuição por avaria e acidente, até 5 dias / ano;

– um capital reforçado para o serviço de reboque que, normalmente, permite a entrega da viatura na oficina escolhida, no próprio dia ou no dia seguinte.

Tenho Seguro Contra-Todos-Riscos.

O seguro contra-todos-riscos não existe. Fico surpreso!? Pois é, os seguros têm um leque alargado de coberturas base e outras que são opcionais mesmo em danos próprios do veiculo. Assim, sempre que contrata um seguro apenas fica abrangido pelas coberturas que selecionou.

O seguro de danos próprios garante o pagamento dos danos sofridos pelo veículo em caso de culpa própria. A viatura de sustituição em caso de acidente é opcional.

E se a avaria ocorrer ao fim-de-semana?

Ao sábado à tarde, domingo ou feriados, a única solução para ter uma viatura de substituição será nas rent-a-cars dos aeroportos. Porque são as únicas que estão abertas 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A real importância de um Agente de Seguros

Para escolher o Seguro de Automóvel que melhor se adapta à sua necessidade de proteção e assistência em viagem, contrate o seu seguro junto de um Agente de Seguros – Especialista em Seguros. Porque é garantidamente a melhor solução para si, visto que lhe permite escolher o melhor seguro para quando mais precisar.

Seja feliz! Faça alguém feliz! E, já agora escolha sempre a assistência em viagem PLUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *